3 motivos para alugar antes de comprar ao fazer uma mudança

A história se repete. Você está numa visitação com potenciais compradores. É um casal recém chegado de outro estado. Eles aceitaram uma nova oportunidade de trabalho e planejam mudar-se para o bairro. Eles venderam seu imóvel na cidade de origem, e agora estão sondando o mercado imobiliário local para ver o que está disponível.

O senso comum diz que, como Corretor de Imóveis , você deveria estar animado para trabalhar com um novo comprador. Mas na verdade, o que você deveria dizer logo de cara é: “Você realmente deve considerar alugar por um ano antes de comprar”.

Aqui estão três razões.

1. Leva tempo para conhecer a cidade e seus bairros

Muitas vezes, uma pessoa se muda para um bairro novo achando que vai gastar seu tempo naquela parte da cidade, e acaba descobrindo que ela realmente prefere outro lugar. Neste caso, essa pessoa não agiu como um comprador informado.

Ser um comprador informado significa conhecer o mercado e os imóveis disponíveis, e as particularidades dos diferentes bairros. Por exemplo, em alguns bairros a disponibilidade de transporte coletivo pode ser deficiente, como poucas linhas de ônibus, e intervalos muito grandes, o que pode afetar seu deslocamento para o trabalho, ou mesmo lazer.

A compra de imóveis não é apenas um grande investimento; é um compromisso com a casa e a região. Você não pode ser considerado um comprador informado, a menos que tenha paassado algum tempo explorando diferentes bairros. Pode levar um ano para conhecer as diferentes partes da cidade e as características dos vários bairros. A cada semana, explore um novo restaurante em uma parte diferente da cidade. Faça uma caminhada ou suas compras em outro. Além disso, invista tempo para aprender sobre a política da cidade e do governo. Depois de um ano, é bem provável que você esteja numa posição muito melhor para fazer um investimento enorme.

2. Muita coisa pode acontecer em um ano

Imagine comprar um imóvel assim que chegou na cidade, apenas para descobrir em seis meses que você odeia seu novo trabalho, e você tem uma proposta para voltar à sua cidade de origem. Ou você recebeu uma oferta melhor em outro emprego, mas muito distante do bairro em que você mora atualmente. E agora você está preso a um imóvel e a um financiamento que não serão fáceis de se livrar.

Tanta coisa pode acontecer quando você muda o rumo da sua vida drasticamente, e é difícil prever com precisão como as coisas vão se acertar. Dê um tempo a si mesmo o tempo para se ambientar, e alugue uma casa ou apartamento em vez de comprar, de modo que você tenha a flexibilidade de fazer ajustes que não tinha previsto.

3. Mudar-se para uma nova cidade já causa estresse suficiente, para que adicionar mais?

Mudanças nunca são fáceis. Tanta coisa acontece ao mesmo tempo, especialmente quando você está se mudando para uma nova cidade. Você tem que se despedir de seus amigos e família, arrumar a casa, garantir as últimas entregas no trabalho, contratar uma transportadora – e, em seguida, fazer o mesmo do outro lado, incluindo encontrar um novo lugar para morar.

Mudar muito de uma só vez é difícil de lidar, e concentrar suas energias em comprar um imóvel traz estresse e ansiedade adicionais. Isso só irá deixá-lo no limite. Por outro lado, alugar um apartamento traz flexibilidade e simplicidade. Os riscos são muito mais baixos, porque você sabe que, onde quer que tenha escolhido morar, é apenas temporário. E depois que seu contrato acabar, você pode optar por renvoá-lo ou mudar-se.

Uma consideração: pacotes de transferência das empresas

Os pontos acima podem não se aplicar se a empresa está pagando pela mudança.

Muitas vezes, se você está trabalhando para uma grande empresa e é transferido, ou se recebe uma oferta de emprego de uma nova empresa, haverá algum tipo de pacote de transferência. Dependendo da empresa, isso pode se restringir a uma ajuda de custo com a transportadora, e até mesmo ter todas as despsesas pagas, incluindo despesas com a comissão da venda do seu imóvel. A empresa quer tornar tudo mais fácil e acessível para você adaptar-se ao novo trabalho.

Muitas vezes, uma empresa irá conceder um determinado tempo para você escolher um novo imóvel, geralmente de seis meses a um ano.

Se este for o seu caso, tome a decisão mais informada possível. Você irá tirar melhor proveito do incentivo da empresa, e terá uma chance melhor de encontrar a casa na qual irá viver pelos próximos anos.

Quer ler mais artigos como este? Crie agora sua conta gratuita no Movia para manter-se informado sobre tudo o que acontece no mercado imobiliário:
www.movia.com.br