Não tenha medo de colocar seu imóvel a vendaColocar um imóvel a venda é uma das atividades mais desafiadoras que empreendemos na vida. É uma grande transação com implicações financeiras, emocionais e práticas. Como ir ao dentista, o pensamento de colocar sua casa no mercado pode ser suficiente para provocar uma crise de ansiedade.

Se você se identificou, saiba que não está sozinho. Aqui estão cinco grandes medos que muitos proprietários enfrentam e as formas de lidar com eles.

Meu imóvel não vai vender

Uma casa estagnada no mercado é o medo número um da maioria dos proprietários. Especialmente se eles precisam do dinheiro para comprar outra casa, o medo da casa não vender pode ser esmagador.

Pode ser útil (ou incrivelmente estressante) saber, mas com o preço certo, e em boas condições, qualquer casa vai vender. Tudo depende das condições do mercado local.

Não espere até o último minuto. Encontre um corretor meses, ou mesmo um ano antes, de você precisar vender, e planeje com antecedência. Em alguns mercados, pode levar de seis a nove meses para obter uma oferta.

Terei que fazer reformas no imóvel para vendê-lo

Muitos vendedores tem vergonha do estado do imóvel e sabem que ele precisa de consertos, a fim de trazer os compradores. No entanto, os proprietários muitas vezes querem ir de A a Z, sem ter que lidar com a preparação da casa para a venda.

Proprietários precisam entender que o preço de venda final de imóvel está diretamente relacionado com a sua condição. Quanto mais tempo e dinheiro você gasta preparando sua casa para venda, mais dinheiro você vai conseguir.

Se você está confortável em abrir mão de algum dinheiro no valor final de venda, faça o mínimo. Mas com um pouco de tempo e dinheiro gastos em ítens como pintura, reforma de armários e modernizações, seu imóvel pode ficar em ótimo estado.

Peça ajuda ao seu Corretor de Imóveis. Bons corretotes podem atuar como gerentes de projeto para preparar imóveis para venda.

Tenho um prazo para vender o imóvel

Se houve um evento importante na sua vida, como uma transferência de emprego, morte na família ou divórcio, e você está sob pressão para vender em um determinado período de tempo, este pode ser o seu principal medo. Tentar vender uma casa rapidamente pode ser extremamente estressante, para não mencionar atribulado.

Se você precisa sair do imóvel, precisará colocar o preço igual ou inferior à média vigente do mercado. Compradores olham para o valor, e irão correr para uma casa com preços atrativos.

As chances estarão à seu favor se você conseguir colocar o imóvel em incríveis condições rapidamente. Em alguns mercados, casas com bons preços, em boas localizações, vendem com várias ofertas.

Meu Corretor quer que eu abaixe o preço

A estratégia de preços do seu Corretor de Imóveis deve ser transparente e, juntos, vocês devem bolar um plano. A redução de preço nunca deve ser uma surpresa, e uma oferta em apenas dois dias do imóvel ter sido anunciado não deve ser um choque.

Se você não confiar no julgamento de seu Corretor, ou se sente que suas estratégias não estão alinhadas, procure outro profissional.

No entanto, se você não concordar com seu preço, mas você ouve a memsa coisa de diferentes Corretores, pode ser um sinal de que você não está sendo realista.

Não me sinto confortável com pessoas entrando na minha casa

Sejamos diretos: para vender seu imóvel, você tem que deixar as pessoas visitá-lo.

Retire todos os seus pertences pessoais, como fotos e afins. Remova todos os objetos pequenos e caros, e guarde-os em um local seguro.

Embora seja importante ter sua casa decorada para visitas, às vezes é mais fácil para os proprietários “despersonalizar” a casa o máximo possível. Algumas pessoas preferem se mudar e vender a casa vazia, porque simplesmente não conseguem lidar com o estresse. Monte um plano de segurança com seu Corretor se você tem essas preocupações.

A idéia de vender uma casa é estressante, e muitas pessoas temem isso – e com boas razões. Uma mudança traz ansiedade, e a venda de um imóvel traz muita preocupação.

Saiba que você não está sozinho, e seus medos têm fundamento. Assim, exponha-os e ataque eles um a um. Planejar e trabalhar com o Corretor de Imóveis certo pode ajudar a tornar a venda do seu imóvel muito menos assustadora.

Quer ler mais artigos como este? Crie agora sua conta gratuita no Movia para manter-se informado sobre tudo o que acontece no mercado imobiliário:
www.movia.com.br