Como escolher um Corretor de Imóveis

Escolher um Corretor de Imóveis é uma das decisões mais importantes que o comprador ou vendedor de um imóvel residencial podem tomar. Se você está em processo de mudança ou venda de imóvel, aqui estão algumas dicas para ajudar a encontrar o Corretor certo para você.

1. Pesquise
Vá dar uma volta. Literalmente. Dê um passeio pela vizinhança e confira os cartazes de “vende-se”. Verifique se o profissional realiza negócios pela região. Mais importante ainda, verifique quanto tempo estes imóveis ficam disponíveis. Faça visitas aos imóveis. Esta é uma ótima maneira de ver o Corretor em ação. Eles são simpáticos, bem informados e demonstram profissionalismo? Como eles respondem a outras pessoas que visitam o imóvel?

2. Confira as Reputações

Avaliações on-line que mostrem a reputação do Corretor só perdem para indicações boca-a-boca. Conhecer a experiência que outras pessoas tiveram com um determinado profissional é uma informação valiosa. O Movia, por exemplo, permite que você procure Corretores em uma região específica, trazendo o resultado na ordem dos melhores posicionados no Ranking da plataforma. Nossa busca avançada permite ainda pesquisar pelo nome do Corretor. Procurando avaliadores de imóveis certificados? Use nossa Busca Nacional de Avaliadores. Lembre-se: a pesquisa é parte fundamental do processo.

3. Converse com vários Corretores
Comprar ou vender um imóvel é um dos maiores eventos financeiros de sua vida, assim, reserve um tempo para entrevistar pelo menos três Corretores antes de decidir quem irá assessorá-lo. Você precisará de alguém que demonstre conhecimento da região e experiência sólida em transações imobiliárias, ou seja, familiaridade com todos os aspectos técnicos, como avaliações, documentação, financiamento, etc. Acima de tudo, certifique-se de vai se sentir confortável com essa pessoa guiando-o através de um processo que pode ser bem estressante.

4. Faça as perguntas certas
Há centenas de perguntas que você pode fazer durante o processo de seleção. Distingua excelentes Corretores dos razoáveis comparando as respostas a estas perguntas:

  • Quantas vendas você fez no ano passado?
  • Quantas destas vendas estavam na região procurada?
  • Que estratégias você propõe para vender meu imóvel?

Se você é um comprador, descubra como o Corretor irá encontrar o imóvel você que busca, quantos imóveis você pode esperar ver antes de encontrar o certo, e como ele lida com negociações onde há outras ofertas em jogo.

Se você é um vendedor, pergunte como o Corretor irá divulgar seu imóvel, tanto on-line quanto off-line, aonde seu imóvel será anunciado, com que frequência, etc. Por fim, certifique-se de que o Corretor entende a situação do mercado nos dias de hoje e que pequenas melhorias podem tornar seu imóvel mais atraente.

5. Determine expectativas de comunicação
Uma das queixas mais comuns de compradores e vendedores é a falta de comunicação do Corretor. Certifique-se de que vocês estão na mesma página desde o início. Discuta como o Corretor irá mantê-lo informado e com que frequência. Se você prefere e-mails, mas o Corretor é mais responsivo às ligações telefônicas, vocês podem não ser uma boa combinação. Ou, se você sabe que vai ter um monte de perguntas sobre o processo e espera respostas rápidas, mas o Corretor responde em intervalos semanais, é melhor procurar outro profissional. Não importa o quão fantástico é seu Corertor se seus estilos de comunicação não combinam.

Quer ler mais artigos como este? Crie agora sua conta gratuita no Movia para manter-se informado sobre tudo o que acontece no mercado imobiliário:
www.movia.com.br