Comprar e vender um imóvel - ao mesmo tempoComprar um imóvel enquanto você vende o seu imóvel – e tentando fechar ambos negócios ao mesmo tempo – requer sincronia, coordenação, um pouco de sorte, e compreender que pelo menos uma das partes envolvidas está, provavelmente, assumindo um risco.

Comprar uma casa pode ser estressante, e vender uma casa pode ser estressante, fazer as duas coisas ao mesmo tempo, quase certo, resultará em algumas noites sem dormir. Aceitar esse fato de cara e fazer algum planejamento irá ajudar a sua situação.

Um cronograma bem elaborado pode diminuir muito a ansiedade neste processo. Além de questão da sincronia entre a compra e a venda, existe outro ponto importante: a maioria dos imóveis requer algum tipo de obra antes da mudança, e o tempo é limitado. Então é preciso definir o tipo de mão de obra que você vai precisar, em ordem de prioridade.
Há muitos detalhes que precisam ser tratados muito rapidamente. Os envolvidos devem abordar este desafio como um projeto que eles encontrariam no trabalho, na vida profissional. Se você montar um cronograma, e respeitá-lo, essa transição pode ser mais tranquila do que se imagina.

Comece a planejar cedo
Se você estiver em um processo de compra e venda simultânea, procure um profissional logo no início. Encontre o Corretor que melhor poderá atendê-lo. O Movia, por exemplo, tem uma ampla base de Corretores em todo o Brasil. Um corretor experiente na sua região será capaz de ajudá-lo a determinar o valor da sua casa, e deve ser capaz de guiá-lo através dos vários cenários da compra e venda.

Em certos casos, proprietários alugam um imóvel de temporada para não terem que passar pelo processo de ficar mostrando seu imóvel para potenciais compradores. Isso também lhes dá o luxo de não terem que adquirir um novo imóvel às pressas.

Opção 1: Compre primeiro, venda depois
Compradores privilegiados podem querer comprar a nova casa antes de vender a antiga. Para isso, precisam garantir que conseguem arcar com os custos de uma nova compra, além dos custos com o imóvel já existente. Comprar uma nova casa, quando você já possui uma, pode colocar um grande estresse nas suas finanças. Se esta é uma opção viável para você, neste caso, o desafio é encontrar o imóvel que atenda suas necessidades e seu orçamento.

Opção 2: Venda primeiro, compre depois
Se você vender primeiro e comprar depois, você tem a vantagem de saber exatamente quanto dinheiro você tem para investir em um novo lar. Você pode negociar com o comprador um prazo de 30 a 60 dias para desocupar o imóvel, enquanto procura um novo. Isso pode envolver uma compensação financeira ou não. Esta transação é a mais escolhida pela maioria das pessoas, um vez que é difícil alguém conseguir pagar dois financiamentos de uma só vez.

Muitas variáveis estão em jogo quando você está comprando e vendendo uma propriedade, e qualquer uma delas pode afetar as decisões que você irá tomar ao longo do caminho. Tire um tempo para preparar-se, preparar seu imóvel e suas finanças para que a transação flua da melhor maneira possível.

Quer ler mais artigos como este? Crie agora sua conta gratuita no Movia para manter-se informado sobre tudo o que acontece no mercado imobiliário:
www.movia.com.br