Existe momento certo para comprar um imóvel?Com todo o cenário sócio-econômico que o país está passando – e não estamos falando só de crise – muito se fala em esperar pelo melhor momento para comprar um imóvel. Durante muitos anos estamos aguardando o estouro da bolha imobiliária no Brasil. A verdade é que a suposta bolha está desinflando, mas as previsões são bem menos apocalípticas do que alardeava-se. Outra justificativa para aqueles que defendem a espera são os eventos que vêm sendo realizados no Brasil: “os preços só irão baixar depois das Olimpíadas”, dizem.

Mas essas notícias que circulam sobre o mercado imobiliário devem realmente afetar a decisão de compra de um imóvel? Agora é o momento certo para comprar, ou você deve esperar? Haverá uma nova bolha?

O objetivo deste artigo não é determinar se você deve comprar agora ou não, mas saber qual é a melhor maneira de conduzir esta etapa.

Fique atento às taxas de financiamento
Algumas pesoas passam mais tempo planejando suas férias ou escolhendo um carro, do que pesquisando taxas de financiamento. Em situações em que o mercado está aquecido, os compradores sentem a pressão de garantir rapidamente a compra. Essa pressão pode resultar em menos tempo gasto em pesquisa, ou simplesmente em pegar o primeiro empréstimo que aparece. Mas se a urgência não é determinante, tenha em mente que taxas de juros costumam flutuar em curtos espaços de tempo, e controlar a ansiedade pode garantir uma taxa ligeiramente mais baixa.

Também não se sinta pressionado por recentes aumentos nas taxas de juros. Lembre-se da lei da oferta e da procura, e de que como ela se aplica ao cenário atual da nossa economia: se menos pessoas estiverem procurando financiamentos, só resta aos bancos abaixarem as taxas.

Não espere pelo momento ideal
Comprar um imóvel não é como investir em ações. Não há como esperar pelo momento certo, pois novas oportunidades, com diferentes condições, se apresentam a cada semana.

Em vez disso, faça uma pesquisa, compare financiamentos e mantenha-se atento ao mercado. Você não vai querer comprar o imóvel errado só porque as taxas de juros estavam favoráveis, ou porque o imóvel era uma pechincha.

Seja cauteloso
Comprar um imóvel não é como comprar um carro ou uma TV, especialmente se é a sua primeira-vez. Entender o mercado, ver os imóveis e compará-los, leva tempo. Não apresse o processo ou você pode se arrepender mais a frente. Encontre o imóvel ideal para você, e siga o plano que você traçou.

Por fim, o momento certo para comprar um imóvel não é quando os preços e juros estão baixos, ou quando estão para aumentar ou cair. O momento certo é quando você encontrou o imóvel perfeito para você, quando você guardou o suficiente para uma entrada, quando pesquisou calmamente os financiamentos. É assim que nossos pais compravam imóveis, e é assim que deveríamos fazer.