Movia lança nova versão do seu portal
Funcionalidade exclusiva do Movia permite que os Consumidores façam pesquisas por imóveis e também por Corretores.
Você acredita que a tecnologia tem contribuído de verdade para a inovação no mercado imobiliário? Sabemos hoje que a indústria da tecnologia movimenta bilhões, e que as empresas que mais lucram no setor atualmente são as que oferecem novas maneiras das empresas alcançarem seus clientes. Você pode achar que o Facebook é uma rede social com o objetivo de ajudar as pessoas a manterem contato com seus amigos. Isso é apenas a ponta do iceberg. O Facebook é, essencialmente, um canal de distribuição de publicidade online.

Ainda sim, empresas como o Facebook e Google investiram tempo e (muito) dinheiro no desenvolvimento de produtos que visam solucionar alguma necessidade nas nossas vidas, e nos quais enxergamos valor.

Pensando nisso, o Movia, uma empresa de abrangência nacional, com base no Rio de Janeiro, lançou uma nova plataforma que propõe facilitar as atividades mais desafiadoras do cotidiano dos Corretores de Imóveis, além de aproximá-los de clientes e parceiros profissionais.

Existem atualmente incontáveis sites ou soluções destinadas ao mercado imobiliário. Mas se analisarmos a fundo, todos são iguais: foco no anúncio do imóvel. E isto é um problema porque, se o foco é o imóvel, o papel do Corretor fica limitado ao de um mero intermediário, e não de um agente facilitador do negócio. Este cenário reduz a atuação do Corretor, e faz com que compradores procurem maneiras de chegar diretamente no seu objetivo final, que é o imóvel.

O Movia entende a necessidade de mudar esta cultura. À primeira vista, o site pode parecer um portal de anúncios de imóveis como outro qualquer, mas essa percepção é quebrada rapidamente ao usarmos o recurso de busca: ao lado da busca de imóveis, o Consumidor também tem a opção de pesquisar por Corretores que atuam na região do seu interesse. O objetivo é bem simples: o processo de mudar o hábito do consumidor é longo e trabalhoso. A ideia é apresentar as duas propostas lado a lado, para que o Consumidor, gradualmente, vá percebendo as vantagens de trabalhar diretamente com um Corretor.

Outra falha crucial que a maioria dos portais apresenta é fortemente influenciada por uma fragilidade no mercado imobiliário nacional: a falta de exclusividade na venda. Em determinadas localidades dos Estados Unidos, a exclusividade na venda de imóveis é praxe, enquanto no Brasil isso raramente acontece. E o resultado é uma avalanche de anúncios do mesmo imóvel, com informações desencontradas. Num mesmo portal, um imóvel pode ter vários anúncios, cada um com um preço diferente, metragem, informações gerais, etc. E se o imóvel interessou, que ferramentas o Consumidor tem para escolher a imobiliária ou corretor que possuam as qualificações para assessorá-lo na negociação?

Assim o Movia permite apenas um anúncio por imóvel. E isso elimina qualquer possibilidade de divergências de informações. Porém, caso o Corretor não tenha exclusividade na venda, outros profissionais terão a possibilidade de aparecer na página do imóvel, mas a prioridade será de quem fez o cadastro primeiro. E como no Movia o anúncio do imóvel é feito apenas pelo Corretor, a empresa optou por deixar essa funcionalidade gratuita.

E essas não são as únicas inovações propostas. A captação de imóveis é um enorme desafio para o Corretor. Um desafio que ainda é enfrentado à moda antiga, com pouco ou nenhum envolvimento da tecnologia. Isso exige um envolvimento muito pessoal do Corretor junto aos seus potenciais clientes, e nem sempre essa abertura acontece de maneira rápida e fácil. Ao usar a plataforma, o Corretor pode simplesmente postar o tipo de imóvel que está precisando. Outros corretores interessados numa parceria visualizam a mensagem, e entram em contato caso possuam um imóvel com as mesmas características. Para avaliar se o potencial parceiro tem boas recomendações, basta visualizar o perfil dele na ferramenta, e consultar as avaliações e testemunhos deixados por outros clientes e profissionais.

O Movia
O Movia é uma evolução de uma conhecida empresa do mercado imobiliário – o Corretor da Vez. Lançado em 2012, o site veio com a proposta de transformar o Corretor de Imóveis no protagonista das negociações, conectando incorporadoras e Corretores. O portal conquistou a incrível marca de 40mil corretores cadastrados. Em 2015, o portal passou por reformulação geral, e passou a se chamar Movia. A principal mudança foi envolver mais os consumidores, facilitando a busca por imóveis, mas mantendo a característica principal que é manter a ênfase no Corretor.